Por Sandro Souza
E foi pra conta a edição especial do UFC, que contou com a participação de Lyoto Machida e o inédito combate feminino, sendo o principal do evento. Yuri Villefort estreou e também representou o Brasil no card preliminar.
Lyoto Machida vs Dan Henderson
O primeiro round foi muito estudado pelos atletas, alguns acharam que Henderson levou vantagem por procurar mais a luta e tentar encaixar sua direita poderosa. Outros acharam que o brasileiro acertou melhores golpes e concretizou sua vantagem com uma queda no final. Já no segundo, Lyoto esteve melhor, desferiu golpes mais contundentes, enquanto o americano o caçava sem sucesso.
No terceiro e último round, os lutadores se soltaram mais na trocação. Lyoto acertou bons golpes, mas acabou se desequilibrando e caindo por baixo. Dan tentou bater, mas, Machida travou bem seu jogo até conseguir se levantar. Daí para o final, o brasileiro tentou se arriscar indo pra cima e Henderson tentava responder sempre com sua direita, mas a luta acabou indo para a decisão dos juízes.
Lyoto vence a lenda |
Ao final de três rounds, Lyoto Machida venceu na decisão dividida dos juízes.
Com a vitória o brasileiro terá mais uma vez a chance de disputar o cinturão, e esperamos que dessa vez se concretize esse desafio, pois Machida já tinha esse direito após nocautear Ryan Bader, até o UFC mudar os planos depois da recusa de Lyoto para substituir Dan Henderson, que se machucou poucas semanas antes de enfrentar Jones. Lyoto alegou pouco tempo para se preparar e agora, pode ter uma revanche contra Jon Jones ou uma possível luta contra Chael Sonnen, que será o desafiante em abril.
Ronda Rousey vs Liz Carmouche
Esse que foi um combate muito esperado pelos fãs do MMA por se tratar da primeira luta feminina no UFC e pelo presidente da franquia, que investiu muito em Ronda com publicidade representando o evento, sendo a "garota propaganda", patrocinada e entregando o cinturão a ela antes mesmo de lutar, alegando que a americana já era campeã do Strikeforce e merecia. Lembrando que na época que a brasileira Cris Cyborg era a campeã do Strikeforce e Dana White disse muitas vezes que o UFC jamais iria investir na luta feminina, e que os fãs nunca iam ver mulheres lutando no evento.
Falando do combate, Ronda fez seu jogo e partiu pra cima para derrubar e finalizar. Carmouche tomou um sufoco, mas se mostrou guerreira, viu um brecha e pegou as costas da campeã. Com isso, a desafiante quase finalizou, deixando o patrão "de cabelo em pé", mas Rousey mostrou tranquilidade e reverteu a situação.
Rousey ficou por cima, golpeou muito na posição de 100 quilos, até achar o caminho para o arm-lock, que é sua especialidade. Carmouche defendeu o golpe por quase um minuto e quando faltava 10 segundos para o final, acabou batendo.
Ronda comemorando |
Ronda Rousey é a primeira campeã do UFC.
Yuri Villefort estreou no UFC lutando no card preliminar, foi chamado em cima da hora, tendo poucos dias para se preparar e mesmo assim fez um bom combate.
O brasileiro enfrentou o americano Nah-Shon Burrell e procurou a luta em pé. Talvez tenha sido a "estratégia errada", pois mesmo que Yuri tenha uma boa trocação, é um faixa preta de jiu-jítsu e seu oponente não era difícil de se botar pra baixo. Os três rounds foram equilibrados, todas as vezes que a luta ia para o solo, Villefort quase finalizou, mas acabou levando muitos golpes contundentes.
Yuri com detalhes em azul nas luvas. |
Ao final de três rounds, os juízes deram a vitória para o americano.
Outro grande destaque do evento foi a grande finalização de Kenny Robertson sobreBrock Jardine ainda no primeiro round no card preliminar. A chave de joelho ficou marcada por nunca ter sido vista, pelo menos em combates de MMA e levou o prêmio de finalização da noite.
Veja todos os resultados abaixo:
UFC 157
(23/02/2013)
Card Principal:
Ronda Rousey finalizou Liz Carmouche com um arm-lock no 1R;
Lyoto Machida derrotou Dan Henderson por decisão dividida dos juízes;
Urijah Faber finalizou Ivan Menjivar com um mata-leão no 1R;
Court McGee derrotou Josh Neer por decisão unânime dos juízes;
Robbie Lawler derrotou Josh Koscheck por TKO no 1R.
Card Preliminar:
Brendan Schaub derrotou Lavar Jonhson por decisão unânime dos juízes;
Michael Chiesa finalizou Anton Kuivanen com um mata-leão no 2R;
Dennis Bermudez derrotou Matt Grice por decisão dividida dos juízes;
Sam Stout derrotou Caros Fodor por decisão dividida dos juízes;
Kenny Robertson finalizou Brock Jardine com uma chave de joelho no 1R;
Neil Magny derrotou Jon Manley por decisão unânime dos juízes;
Nah-Shon Burrell derrotou Yuri Villefort por decisão unânime dos juízes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário