Por Sandro Souza
Na semana passada, completou 70 anos de idade, ele que é considerado por muitos o maior pugilista de todos os tempos, Cassius Clay, mais conhecido como Muhammad Ali.
Pódio de Roma 1960 |
Para quem não sabe Cassius começou a lutar com 12 anos e com apenas 18, se sagrou campeão olímpico, começando muito bem sua trajetória no boxe.
Logo depois se tornou profissional no esporte e com 22 anos se tornou campeão mundial dos pesos-pesados.
Beatles e Cassius |
Frazier vencendo por pontos |
Ali se preparou e voltou a lutar, disputou o titulo e perdeu mais uma vez, dessa para seu maior rival, Joe Frazier. Luta essa que foi considerada como a luta do século. Frazier faleceu no fim do ano passado, devido a um câncer no figado como foi noticiado aqui.
Ali devolvendo a derrota |
Muhammad voltou a disputar o titulo, pedindo a revanche contra Frazier, onde nunca acreditou ter perdido para o rival, e por dois combates inesqueciveis em dois anos consecutivos, conseguiu a vitoria e por trêz vezes se tornou campeão mundial dos pesos-pesados.
Mais outra grande luta ainda estava por vir, quando Ali enfrentou Jorge Foremam no Zaire em 1974. Dessa vez seu oponente era bem maior, como a maioria que já tinha enfrentado.
Ali VS Foremam |
Muhammad dizia ser o melhor de todos os tempos e em outro combate histórico, após sofrer varios golpes por sete rounds e cansar seu adversário, acabou vencendo Foremam por nocaute no oitavo round.
Ali nocauteando Foremam |
Exausto, Foremam não consegue se levantar |
Ali definiu seu estilo quando lutava "flutuar como uma borboleta e ferroar como uma abelha", assim ele dizia ser o melhor de todos os tempos. O grande campeão lutou até os 39 anos e hoje mantem seu maior combate na vida contra o mal de Parkinson.
Para quem não o viu lutar nem em vídeos, na atualidade, existe um lutador que muitos o compara com o grande campeão e não é do boxe, e sim do MMA, o brasileiro Anderson Silva. É claro que, só pelo fato de comparar um lutador de uma época com outra já não é muito válido, ainda mais de esportes diferentes, mais o que vemos em Anderson é o estilo de lutar em pé, em que o lutador faz muito bem provocando seus adversários com a guarda baixa, dançando no Octagon e desferindo belos nocautes em sua lutas.
Isso tudo Ali também fazia, mais com um acréscimo, Muhammad era muito bom em seu próprio marketing provocando seus adversários antes da luta e durante.
Em 1996 na olimpiada de Atlanta, no intervalo da final do basquete, Ali recebeu uma nova medalha de ouro referente a seu titulo olimpico, pois na época, dizem que o lutador jogou sua medalha em um rio, isso porque Muhammad sofria muito preconceito e até era proibido de entrar em alguns restaurantes em seu país, então não achava válida sua luta representado sua nação.
Ali e o time americano de basquete olimpico de 1996 |
Veja uma matéria de Nelson Mota divulgada em homenagem ao lutador no Jornal da Globo.
Clique no link abaixo:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/v/muhammad-ali-completa-70-anos/1777707/
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/v/muhammad-ali-completa-70-anos/1777707/
Nenhum comentário:
Postar um comentário